Estima-se que existam cerca de 50 milhões de pessoas com demência no mundo e que, a cada ano, surjam quase 10 milhões de novos casos, 1 novo caso de demência a cada 3 segundos.
Para além de afetarem as capacidades cognitivas (memória, atenção, raciocínio, entre outras) e a funcionalidade (capacidade de desempenhar atividades de vida diária), as demências provocam também alterações comportamentais e da personalidade. Uma pessoa que outrora foi meiga e educada, pode agora, devido à doença, tornar-se agressiva e desadequada. E, por norma, são este tipo de alterações as mais difíceis de aceitar e de gerir pelos cuidadores.
Cuidar da pessoa com demência é um desafio permanente e pode acarretar uma enorme sobrecarga. Conhecer a doença é a forma mais eficaz de aprender a lidar com a mesma.
- Sabia que as demências resultam da progressiva destruição das células cerebrais (neurónios)?
- Sabia que a Doença de Alzheimer é a forma de demência mais prevalente, representando cerca de 60 a 70% dos casos de demência?
- Sabia que é frequente as pessoas com demência apresentarem sintomas comportamentais (como agitação, agressividade, entre outros) e que manifestá-los não é uma opção que a pessoa faz de livre e espontânea vontade, mas sim consequência do quadro demencial?
- Sabia que existem estratégias que podem aligeirar a tarefa de cuidar de uma pessoa com demência?