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O Snoezelen é uma abordagem não diretiva, baseada na estimulação multissensorial. Pressupõe a criação de espaços de estimulação e/ou relaxamento, controlados e acessíveis para que a pessoa possa, independentemente, explorar os vários estímulos sensoriais disponíveis. A nível do envelhecimento, o snoezelen apresenta benefícios a nível da diminuição da ansiedade, manutenção do bem-estar, reminiscências e permite novas oportunidade de participação e interação.
O Snoezelen é uma abordagem não diretiva, baseada na estimulação multissensorial. Pressupõe a criação de espaços de estimulação e/ou relaxamento, controlados e acessíveis para que a pessoa possa, independentemente, explorar os vários estímulos sensoriais disponíveis. A nível do envelhecimento, o snoezelen apresenta benefícios a nível da diminuição da ansiedade, manutenção do bem-estar, reminiscências e permite novas oportunidade de participação e interação.
Ser Diretor(a) Técnico(a) numa resposta social é um desafio diário que exige decisões rápidas, liderança assertiva e profundo conhecimento das normas e boas práticas.
Esta mentoria foi criada para fortalecer as suas competências, dar-lhe confiança e oferecer um espaço seguro de partilha com outros profissionais, ajudando-o(a) a enfrentar com sucesso as exigências do setor social.
Ser Diretor(a) Técnico(a) numa resposta social é um desafio diário que exige decisões rápidas, liderança assertiva e profundo conhecimento das normas e boas práticas.
Esta mentoria foi criada para fortalecer as suas competências, dar-lhe confiança e oferecer um espaço seguro de partilha com outros profissionais, ajudando-o(a) a enfrentar com sucesso as exigências do setor social.
Face ao contínuo crescimento do número de idosos em Portugal e o processo cada vez mais tardio da institucionalização, torna-se cada vez mais relevante e essencial o Animador Sociocultural nas estruturas para a terceira idade.
Este curso oferece todas as ferramentas e estratégias necessárias para a prática profissional do Animador Sociocultural no quotidiano das estruturas, facilitando a sua atuação junto dos idosos.
O envelhecimento é um processo natural da vida humana, mas à medida que envelhecemos, surgem necessidades específicas que exigem cuidados diferenciados. Assim, os cuidados integrados são uma abordagem fundamental para promover a qualidade de vida, a dignidade e a autonomia das pessoas mais velhas.
Cuidar de pessoas implica compreender as práticas de cuidado, nomeadamente o que diz respeito aos desafios relacionados com a institucionalização, a humanização dos serviços e o cuidado especializado na demência.
Desta forma, pretende-se capacitar os(as) formandos(as) para a prática de cuidados especializados, integrados e adequados, que promovam o bem-estar das pessoas idosas e que lhes proporcionem uma vida digna e com qualidade.
A qualidade é a capacidade que uma instituição tem para mobilizar de forma eficiente todos os recursos, internos e externos, de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos seus clientes e partes interessadas, melhorando continuamente a sua eficácia e eficiência. A competição entre organizações, potenciada pelo constante e crescente desafio da globalização da economia, traz cada vez mais a necessidade de satisfazer os requisitos dos clientes, independentemente do setor de atuação. Assim, a qualidade é, cada vez mais, uma imposição, sendo que em alguns casos é mesmo um critério de seleção ou de exclusão